Home / notícia / Livro reúne imagens da Escola Primaria no Brasil

Livro reúne imagens da Escola Primaria no Brasil

Livro organizado pelos professores Rosa Fatima de Souza Chaloba (UNESP), Marcus Levy Albino Bencostta (UFPR) e Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC), reúne imagens sobre a Escola Primária no Brasil, no período de 1920 a 1960. Trata-se de importante trabalho sobre a história da educação brasileira.

De Pernambuco, temos a imagem da Escola Rural Alberto Torres, de Recife, Pernambuco, 1950, p. 101. A imagem foi captada pela pesquisadora Adriana Batista da Silva, no acervo da EREM Alberto Torres, em 2016, durante pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Para acessar, clique aqui.

Sobre a Escola Rural Alberto Torres:

“A Escola Rural Alberto Torres foi inaugurada em 1936, seguindo os princípios da arquitetura moderna. No Recife, a nova arquitetura desabrochou por iniciativa do arquiteto Luiz Nunes e sua equipe da Diretoria de Arquitetura e Construção (DAC), que tinha como objetivo principal, a construção de edifícios com finalidades públicas. A escola está entre um dos exemplares erguidos entre 1935 e 1937, construção pioneira com uma linguagem diferente para a época, inspirada na corrente racionalista do movimento moderno. O edifício possui distribuição idêntica dos seus ambientes nos dois pavimentos. Na volumetria destacam-se os arcos que sustentam a rampa”.

O prédio foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.  Número: 49. Número do Processo: 1037.

Accessibility