Livro organizado pelos professores Rosa Fatima de Souza Chaloba (UNESP), Marcus Levy Albino Bencostta (UFPR) e Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC), reúne imagens sobre a Escola Primária no Brasil, no período de 1920 a 1960. Trata-se de importante trabalho sobre a história da educação brasileira.
De Pernambuco, temos a imagem da Escola Rural Alberto Torres, de Recife, Pernambuco, 1950, p. 101. A imagem foi captada pela pesquisadora Adriana Batista da Silva, no acervo da EREM Alberto Torres, em 2016, durante pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.
Sobre a Escola Rural Alberto Torres:
“A Escola Rural Alberto Torres foi inaugurada em 1936, seguindo os princípios da arquitetura moderna. No Recife, a nova arquitetura desabrochou por iniciativa do arquiteto Luiz Nunes e sua equipe da Diretoria de Arquitetura e Construção (DAC), que tinha como objetivo principal, a construção de edifícios com finalidades públicas. A escola está entre um dos exemplares erguidos entre 1935 e 1937, construção pioneira com uma linguagem diferente para a época, inspirada na corrente racionalista do movimento moderno. O edifício possui distribuição idêntica dos seus ambientes nos dois pavimentos. Na volumetria destacam-se os arcos que sustentam a rampa”.
O prédio foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Número: 49. Número do Processo: 1037.