Home / Teses, Dissertações e Tcc

Teses, Dissertações e Tcc

Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, RS, SP, MG, RJ, MS, MT, PE, MA, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX)

 (Projeto financiado pelo CNPq, Processo n° 405240/2016-3, vigência 19/06/2017 a 31/01/2021) 

Teses

  1. O Curso de Treinamento de Professores Leigos: Profissionalização e Representações da Docência em Mato Grosso (1963-1971). / Rômulo Pinheiro de Amorim. 2019. Orientador(a): Alessandra Cristina Furtado, Alessandra Cristina Furtado  (UFGD).
  2. Na cadência das águas, no ritmo da política: a escola pública rural no município de Poconé – MT (1930-1945). / Luciana Vicência do Carmo de Assis e Silva. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo (UFMT), Universidade Federal do Mato Grosso.
  3. Paraná, Território de “Vocação Agrícola”?! Interiorização do curso Normal Regional (1946-1968). / Thais Bento Faria. 2017. Orientadora: Profa. Dra. Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Dissertações

  1. Do professor leigo ao graduando no magistério rural: ações pedagógicas e processos formativos na transição do século XX  para o XXI em Colorado do Oeste – RO. / Márcia Jovani  de Oliveira Nunes. 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  2. O fazer do professor de arte no contexto da escola rural em Guajará-Mirim-RO. / Carlos Alberto Bosquê Junior. 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  3. Se eu nascesse de novo quarenta e duas vezes eu seria professor nasquarenta e duas vidas: o fazer-se professor e professora rural em fins do século XX, em Ariquemes, Rondônia. / Roger dos Santos Lima. 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  4. Infância da terra: histórias, memórias e suas repercussões na prática docente em escolar rurais de Ariquemes – RO. / Andressa Lima da Silva. 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  5. Formação e condições de trabalho do magistério primário rural no estado de Pernambuco: análise do Jornal do Professor (1955-1962). / Iracema Santos Carvalho dos Anjos.  2019. Orientador(a): Profa. Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco (UPE). 
  6. História e Memórias: a Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio João Ribeiro do distrito de Indápolis – MS (1973-1988). / Mariza Salete Backes. 2019. Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  7. Inventoras de trilhas: história e memória das professoras das escolas rurais do município de Uberlândia – MG (1950 a 1980). / Danielle Angélica de Assis. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  8. Do direito à educação da infância rural do município de Cuiabá – MT – 1937-1945: dos quintais aos bancos escolares. / Thalita Pavani Vargas de Castro. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
  9. Da escola na casa à Escola Municipal Fazenda MiYa do Distrito do Guassú – MT (1965-1977). /  Ana Lucia Pereira Borges Ebenritter. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 
  10. Memórias de professoras de escolas rurais (Rio Claro – SP, 1950 a 1992). / Kamila Cristina Evaristo Leite.  2018. Orientador(a):  Professora Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  11. Memórias da escola rural: representações da cultura escolar da Escola Rural Mista de Bom Sucesso na memória de ex-alunos e uma ex-professora  (1937 – 1952) . / Silvana Maria da Silva. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
  12. As políticas públicas para o  ensino primário no meio rural piauiense (1964-1983). / Enayde Fernandes Silva. 2018. Orientador(a): Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Trabalho de Conclusão de Curso / Graduação

  1. A alegria maior de um professor é quando a criança aprende a ler: o significado de ser professor, professora em escolas rurais de Porto Velho. / Jéssica das Chagas. 2019. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  2. O discurso do professorado da escola rural: alguns lampejos. / Jully Inglez da Silva. 2018. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  3. A escola rural vista pelos olhos de uma professora leiga no município de Porto Velho – RO. / Rosa Maria Acácia.  2018. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  4. Entre propostas e programas: análise do Curso Normal Rural no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Petrolina- PE, 1929-1949). / Emerson Sávio Leal Bandeira. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco (UPE). 
  5. Memórias de professoras de escolas rurais: Birigui – SP (1940 a 1970). / Catharine Andrade Ramires, Gabrieli Teixeira Costa, Lucas de Andrade Álvaro, Michele da Conceição Silva e Raíssa Duarte Costa. Birigui-SP. 2018. Orientador(a): Profa. Dra. Aurea Esteves Serra. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB). 
  6. Os fazeres dos professores em uma sala de aula multisseriada no município de Porto Velho – RO. / Suelen Cristina da Silva Pinto Dias. 2017. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  7. As professoras do Grupo Escolar Rural do Bairro Taquari – Birigui/SP. / Lariane Dias Moreira Poiate, Taís Pimental Concolato,  Vanessa Gonçalves Loureiro Bianco. 2016. Orientador(a): Profa. Dra. Áurea Esteves Serra. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB). 
  8. Formação de professores primários rurais: uma análise dos programas de ensino (Pernambuco, 1933-1940). / Adriana Batista da Silva. 2016. Orientador(a): Profa. Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco (UPE). 
  9. Processo de formação continuada dos professores da zona rural. / Joice Cristina da Costa Martins. 2016. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  10. Cenário de atuação da merendeira em duas escolas da zona rural do município de Porto Velho – RO. / Maria Suelane Matos da Rocha. 2016. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Accessibility