Home / Levantamento fontes de pesquisa para o estudo do desporto em Leiria

Levantamento fontes de pesquisa para o estudo do desporto em Leiria

Objetivo geral: analisar modalidades, o ano e a quantidade de atividades desportivas divulgadas nos folhetins entre os anos de 1928 e 1963, considerando aspectos como a implantação dos desportos em Leiria, o seu acesso em questões de gênero, hierarquia e extinção de algumas modalidades.

O mapeamento no Arquivo Distrital de Leiria (ADLRA) identificou 1.532 folhetos, que foram digitalizados e posteriormente serão disponibilizados ao público.

Integrantes:

Bruna Sofia Morte da Silva Santos. Aluna do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS do Politécnico de Leiria – IPLeiria. E-mail:

Carolina Baêta Santos. Aluna do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS do Politécnico de Leiria – IPLeiria.

Pedro Gil Frade Morouço. Doutor em Ciências do Desporto. Professor adjunto do Politécnico de Leiria – IPLeiria. Atua no do curso de Desporto e Bem-Estar e no mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde. É Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS.

Virgínia Pereira da Silva de Ávila. Doutora em Educação escolar. Professora associada da Universidade de Pernambuco – UPE. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação, Campus Mata Norte.

Accessibility