O encontro reúne pesquisadores de diferentes universidade brasileiras entre 10 e 12 de abril de 2019, para balanço das atividades. Coordenação: Professora Rosa Fátima de Souza Chaloba. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
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O projeto compreende um estudo histórico sobre a formação e trabalho de professoras e professores primários rurais em 13 estados brasileiros (PR, RS, SP, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, MA, RO), abrangendo as décadas de 40 a 70 do século XX. A pesquisa objetiva analisar a profissionalização docente no Brasil, buscando compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural e as formas de recrutamento, carreira, salários e condições de trabalho dos professores do campo.
Integrantes: Antonio de Pádua Carvalho Lopes, Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, Aurea Esteves Serra, Analete Regina Schelbauer, Alessandra Cristina Furtado, Agnes Iara Domingos Moraes, Elizabeth Figueiredo de Sá, Flávio Anício Andrade, Josemir Almeida Barros, José Edimar de Souza, Kamila Cristina Evaristo Leite, Ilka Miglio Mesquita, Marcioniro Celeste Filho, Maria Apparecida Franco Pereira, Odaléia Alves Costa, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Reginaldo Anselmo Teixeira, Rony Rei do Nascimento Silva, Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Sandra Cristina Fagundes de Lima, Sidney Aguilar, Vera Teresa Valdemarin, Virginia Pereira da Silva de Avila.