Home / notícia / Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho, coordenado por pesquisador da Univasf, encerra sua primeira etapa

Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho, coordenado por pesquisador da Univasf, encerra sua primeira etapa

 

Uma excelente notícia no São João.

Os negativos do Acervo Euvaldo Macedo Filho, que totalizam cerca de 6650, estão higienizados e reacondicionados em sua integralidade!

Essa foi uma das metas mais importantes do Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho, coordenado pelo professor e pesquisador Elson de Assis Rabelo, do curso de Artes Visuais da Univasf, alcançada na data de hoje, 22 de junho de 2018, graças aos esforços de um trabalho de equipe cuidadoso que foi antecedido e possibilitado pela catalogação e está sendo sucedido pela digitalização, todos de acordo com parâmetros nacionais e internacionais de conservação de material fotográfico e em respeito à autoria e à memória do artista.

Os negativos estão entre os materiais mais delicados de um acervo fotográfico. Sua materialidade exige atenção e cuidados, inclusive com o ambiente de trabalho e com a proteção do corpo da pessoa que os conserva.

O trabalho continua. O banco de dados está sendo estruturado e a digitalização prossegue.

O Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho tem financiamento do Programa Rumos do Instituto Itaú Cultural e é realizado em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e com a empresa Abajur Soluções, no Laboratório de Imagem e Memória.

Foto: Bolsista Marina Diniz

Accessibility