Home / Pesquisa / Formação de professores para ensinar matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – O projeto Logos II

Formação de professores para ensinar matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – O projeto Logos II

Este projeto de pesquisa situa-se na área da História da Educação Matemática, com ênfase na formação de professores e segue na historiografia as correntes denominadas “História Cultural” e “Cultura Escolar”. A investigação foi delimitada pela seguinte interrogação como questão central de pesquisa: como foram organizados os saberes matemáticos presentes no Projeto Logos II? ou seja, que trajetórias de constituição tiveram os saberes matemáticos para a formação dos professores leigos no âmbito do projeto Logos II? A organização dos saberes elementares matemáticos a estarem presentes na educação básica revela-se em várias instâncias: nas diretrizes curriculares oficiais; nos impressos pedagógicos para professores, como as revistas com orientações didáticas para o ensino; nos relatórios de estágio docente; nos manuais e livros didáticos; nos documentos de elaboração de aulas dos professores; nos materiais dos alunos (cadernos, fichas etc.) dentre muitos outros documentos ligados ao funcionamento do cotidiano escolar de outros tempos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenação: Prof.ª Iracema Campos Cusati

Accessibility