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Internacionalização

Acordo UPExPLeiria   Carta convite 2019_2020    Carta convite 2021_2022

O Reitor da Universidade de Pernambuco e o Diretor do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, assinaram entre os meses de junho e julho de 2019, acordo de Cooperação Técnica. O acordo visa desenvolver e aprofundar atividades científicas e tecnológicas tais :

  1. Intercâmbio de professores e membros da equipe de pesquisa, técnicos e estudantes;
  2. Implantação de projetos de educação, pesquisa e extensão conjuntos;
  3. Organização de palestras e simpósios;
  4. Intercâmbio de informações e publicações acadêmicas tais como congressos, colóquios, seminários; e
  5. Promoção de atividades educacionais para o pessoal de pesquisa, técnicos e estudantes.

O Acordo foi um dos resultados do Estágio Pós-Doutoral realizado pela professora doutora Virgínia Pereira da Silva de Ávila, do Colegiado de Pedagogia e do Programa de pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, do Campus Petrolina, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Professor Catedrático Justino Magalhães, no período entre junho de 2018 e junho de 2019.

A pesquisa, de cunho histórico-documental, procurou analisar a origem e os principais eventos críticos que marcaram a trajetória de três instituições públicas destinadas à formação de professores primários, no Concelho de Leiria, no período entre 1899 e 1926. Tomou como base as atas do conselho escolar e um conjunto diverso de fonte (leis e decretos que regulamentam os cursos do magistério primário, do ensino normal e das escolas primárias superiores); documentos de arquivo, atas do conselho dos professores efetivos, livro de matrículas, termo de posse, termo de entrega de diplomas, livro de lições, livro de correspondências expedidas, livro de receita e despesa, jornais e fotografia,) por meio das quais buscou identificar movimentos de descontinuidades e persistências no modus operandi dessas escolas, considerando as mudanças propagadas pelas reformas de ensino, que culminaram na construção de estatutos com finalidades e características distintas

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