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Os Documentos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História do Ensino de Matemática

Este projeto tem como finalidade investigar os arquivos escolares e da memória do cotidiano escolar, procurando realizar a coleta, a higienização, a catalogação, a digitalização e a publicação em repositório institucional de fontes documentais relativas à história da educação matemática do município de Petrolina e região, compreendendo a última década do século XIX e todo o século XX. O objetivo central da pesquisa se direciona para a apropriação de novas tecnologias da informação e comunicação no sentido de garantir o futuro dos arquivos escolares e, concomitantemente, da apreensão da memória escolar. Assim, a história cultural aparece como o referencial teórico condizente pois valoriza a pesquisa do cotidiano como objeto de investigação e a história oral como técnica e método para registrar e definir os apontamentos ao longo da pesquisa. Entre os resultados obtidos, espera-se a divulgação de que, embora não existindo uma tradição de arquivamento de documentos históricos há um acervo muito representativo sobre o cotidiano escolar e a fundação das instituições pesquisadas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Iracema Campos Cusati

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