O Acordo de Cooperação assinado em julho de 2019 entre a Universidade de Pernambuco (UPE, Brasil) e o Politécnico de Leiria (IPLeiria) de Portugal já apresenta os seus primeiros resultados. O Acordo resulta do Estágio Pós-Doutoral realizado pela Professora Virgínia Pereira da Silva de Ávila, da Universidade de Pernambuco, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Professor Justino Magalhães, no período compreendido entre junho de 2018 e junho de 2019.
A investigação incidiu na análise dos eventos críticos que marcaram a trajetória das escolas de habilitação para o magistério, ao longo do século XX, no município de Leiria. O primeiro artigo, publicado na Cadernos de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, tem como título “Da escola distrital de habilitação para o magistério primário à escola de ensino normal de Leiria: uma análise a partir das atas do conselho escolar (1899-1919)”. Click aqui para ler.
Atualmente, a investigadora está a realizar o segundo estágio pós-doutoral, sob a orientação de Pedro Morouço, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS do Politécnico de Leiria (IPLeiria). O projeto de investigação desdobra-se em duas frentes, a primeira, mapeou um conjunto de folhetos de divulgação para pensar a(s) história(s) do desporto em Leiria, no período compreendido entre os anos de 1928 e 1977. Esta atividade decorreu no Arquivo Distrital de Leiria (ADLRA) e contou com a presença de Bruna Sofia Morte da Silva Santos e Carolina Baêta Santos, alunas do curso de Desporto e Bem-Estar da ESECS.
A segunda frente de investigação analisa a(s) História(s) da formação e profissionalização do magistério primário no sertão de Pernambuco e no distrito de Leiria: Um estudo comparado Brasil e Portugal no período entre as décadas de 1950 e 1980.
O projeto é financiado pela UPE (Assistência a Projetos de Pesquisa/APQ). Esta etapa inclui entrevistas com professores que trabalharam no ensino primário, secundário e superior no distrito de Leiria e no interior de Pernambuco nos últimos 50 anos. A pesquisa culmina na produção de documentários.