Home / Destaquespage 4

Destaques


John Stuart Mill e o Cultivo da Individualidade

O filósofo utilitarista inglês John Stuart Mill (1806-1873) afirmava que o desenvolvimento social, nos seus mais variados âmbitos, está atrelado ao desenvolvimento das instituições políticas, dos processos e relações educacionais e, mais particularmente, ao desenvolvimento dos próprios indivíduos, precisamente no que tange à esfera da sua individualidade, isto é, grosso …

Read More »

Higienização, catalogação e digitalização de documentos escolares como prática de preservação da memória educacional do município de Petrolina – PE

O projeto se dedica ao desenvolvimento de ações voltadas à higienização, catalogação e digitalização de documentos escolares de escolas públicas e privadas, em atividade ou extintas, localizadas no Sertão Médio do São Francisco, no estado de Pernambuco, com vistas à preservação da memória educacional local. O trabalho se constitui como uma …

Read More »

Formação de professores para ensinar matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – O projeto Logos II

Este projeto de pesquisa situa-se na área da História da Educação Matemática, com ênfase na formação de professores e segue na historiografia as correntes denominadas “História Cultural” e “Cultura Escolar”. A investigação foi delimitada pela seguinte interrogação como questão central de pesquisa: como foram organizados os saberes matemáticos presentes no …

Read More »

Os Documentos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História do Ensino de Matemática

Este projeto tem como finalidade investigar os arquivos escolares e da memória do cotidiano escolar, procurando realizar a coleta, a higienização, a catalogação, a digitalização e a publicação em repositório institucional de fontes documentais relativas à história da educação matemática do município de Petrolina e região, compreendendo a última década …

Read More »

Formação e Profissionalização do Magistério Primário no Sertão do São Francisco (1930-1970)

Investiga aspectos relativos à formação e profissionalização do magistério no sertão do São Francisco, no período que compreende as décadas de 1930 a 1970, com ênfase nos estudos históricos-comparados. Centra-se na análise das políticas educacionais destinadas à formação de professores rurais, buscando compreender os processos formativos, as formas de ingresso …

Read More »

Estudos históricos sobre escola, cultura e memória

Investiga aspectos concernentes à história da educação no sertão do São Francisco, na segunda metade do século XX, com ênfase nos ensinos primário rural, secundário e normal. Contempla estudos sobre formação de professores rurais, instituições e arquivos escolares, cultura escolar e memória. Tais estudos permitem verificar a relação de (auto) …

Read More »

Pedagogia

Filosofia da Educação – Prof. Rafael Lucas de Lima História da Educação no Brasil – Profa. Virgínia Pereira da Silva de Àvila

Read More »
Accessibility